segunda-feira, 30 de março de 2009

Amazónia

Porto de Móz do Brasil

A semana passado fui visitada por uma pessoa muito especial. Veio de outro continente, veio de outro mundo, quase. Mas é irmã, fala a minha língua, unem-nos anos de história, de conversas, de afinidades.

A prof. Nazaré Paes de Carvalho é a Coordenadora da Cátedra de Estudos Luso-Amazónicos na Universidade Federal de Belém do Pará e tem dedicado a sua vida a estabelecer pontes entre este estado e Portugal, procurando estabelecer parcerias que enriqueçam os dois lados do Atlântico. Existem protocolos e parcerias com universidades portuguesas e câmaras municipais cujos frutos têm consolidado o espírito de irmandade.

Existem na Amazónia 33 cidades com nomes de cidades e vilas de Portugal: Leiria, Santarém, Óbidos, Alter do Chão e muitos outros, e Porto de Mós também...

Visitar Belém do Pará e as cidades irmãs é uma experiência inolvidável, um estabelecer de laços que não mais desaparecem. Primeiro porque a presença portuguesa é imensa e muito acarinhada, porque somos tratados com o amor com que se recebem familiares longínquos que há muito não se vêem e, finalmente, porque aquela terra se nos entranha no coração, nos prende.

6 comentários:

luiz alfredo motta fontana disse...

E Maresia afaga Belém...

A Belém que também é de Olga Savary. Essa poetisa nascida em Belém do Pará em 1933.



MAÍUA* (Olga Savary)

Velame e quilha, proa e popa,
as velas deflagradas e da amurada
vê-se a romper as águas o madeirame.

Amo esta incerteza com que me sagras
e o belo horror do abismo: amor,
sempre o terror do ter, não tendo.


* (do tupi) bicho do fundo do rio, boto encantado.

Maresia disse...

luiz fontana

Maresia ficou com Belém no coração..E com o boto encantado...

luiz alfredo motta fontana disse...

Sabia que estava em algum lugar...eu e minha organizada bagunça....

Aqui Olga Savary e a tua Belém descoberta

Belém

(Olga Savary)


Lua sem nome
num céu de ontem
as mãos sem sono
encontram intacta
minha cidade
Belém, antes desamada.

PQ disse...

Do Brasil, só o Rio e Angra dos Reis. Confesso que saudades...poucas. Um ano destes, quando me sentir seguro (prefiro conduzir pelos países) hei-de visitar o Nordeste.

Maresia disse...

PQ

Isto é mesmo o Norte do Brasil, lá em cima, junto à linha do Equador... Quanto a conduzir, só se tirar uns meses valentes de férias... As distâncias são monstruosas! Só para ter uma ideia, Porto de Mós do Brasil tem os mesmos habitantes que o meu Porto de Mós, mas tem a área geográfica de Portugal inteiro, fica a 700 km da sede de estado - Belém do Pará..
Mas é uma viagem única!!! Vale a pena!

pedro oliveira disse...

Brasil, que saudades do Arraial da Ajuda ou de Tibau do Sul.