quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pelo sonho é que vamos...



Cheguei de viagem por estes dias. Não escolhi o destino, esse foi escolhido há três anos pelos alunos da minha direcção de turma, para a sua viagem de finalistas.
O destino que escolheram foi Paris e eu encolhi o nariz, por vários motivos. Primeiro porque já tinha ido por outras vezes e depois porque me pareceu pouco provável que conseguissem reunir a verba necessária. Então disse-lhes que primeiro iríamos trabalhar e depois, consoante o dinheiro apurado, se decidiria o destino, mas sempre com muitas dúvidas que conseguissem.
Durante três anos, afincadamente, persistentemente, trabalharam. Venderam bolos todos os dias na escola, pagaram uma semanada de 0,50 €, fizeram cabazes de Natal e tantas outras actividades aparentemente irrisórias perante um objectivo imenso.
Já aqui escrevi por algumas vezes acerca do enquadramento sociocultural da escola onde trabalho, local muito desfavorecido em termos culturais e económicos. São alunos que só acedem à cultura ou aos grandes centros urbanos através da escola e das suas actividades, cujos pais não teriam possibilidade de proporcionar uma tal viagem.
Chegados ao meio deste ano lectivo percebemos que o sonho estava a um passo de se realizar… E aconteceu agora!
Por isso, quando chegaram a Paris diziam não acreditar estar lá e olhavam para tudo com o fascínio de quem sonhou tanto e tanto tempo com algo que, quando consegue parece não acreditar.
Por isso choraram de emoção nalguns momentos, porque cada coisa que visitaram ou fizeram foi sonhada e conseguida por eles.
E eu senti-me agradecida e visitei Paris com o mesmo entusiasmo da primeira vez, porque o vi de novo pelos seus olhos e pela sua alegria. Senti que, qualquer que seja o futuro, este presente que já é passado no momento em que escrevo, será património indelével de todos.
Sei que cada um deles, ao longo das suas vidas, terá presente a sua capacidade de realizar os seus sonhos se for persistente, se trabalhar. Talvez esta seja a melhor lição que aprenderam na escola.

4 comentários:

DIABINHOSFORA disse...

Lindo este sentir! É muito bom que ajudemos a realizar os sonhos de quem merece.

pedro oliveira disse...

Em suma, és uma Professora feliz,realizada e cheia de amor pelos teus pintainhos.
quem me dera no meu tempo ter profs assim como tu.

Um obrigado especial, tu sabes porquê.
bjs e bom fds

luiz alfredo motta fontana disse...

Tua modestia diz isso:

"Sei que cada um deles, ao longo das suas vidas, terá presente a sua capacidade de realizar os seus sonhos se for persistente, se trabalhar. Talvez esta seja a melhor lição que aprenderam na escola."

Na verdade, a maior lição tu levaste a cada coração:

"Sonhar é preciso!"

Ensinar a conjugar o verbo sonhar é para poucos, tu és uma dessas pessoas especiais.

Maresia disse...

Diabinhos
É mesmo gratificante!

Pedro
Nada a agradecer, Bjs

Fontana

Obrigada! Sonhar é preciso!