quarta-feira, 20 de junho de 2007

Fim das aulas...

As aulas chegam ao fim... Quase sem se dar por isso, porque quase não há sol ou calor que nos chamem para a praia, para o ócio.
Depois de um ano de muita polémica, de muitas leis, manifestações, greves, falemos do que interessa: de pessoas.
Atrás dos nomes e dos números escondem-se realidades que vão para lá do que vê quem manda. As escolas não são fábricas, armazéns , linhas de produção... São locais onde se aprende a crescer, onde se molda gente. Onde além da planificação, do conteúdo, da nota, importa a palavra, o conselho, o mimo, o incentivo para quem muitas vezes tem na escola o oásis, o porto. Mas nem todos sabem ensinar com o coração. Às vezes não conseguem... Porque se fizeram muitos quilómetros; porque o filho ficou doente entregue não sei a quem; porque a família está a muito longe e o coração está lá também; porque não se tem jeito; porque...
O que mais gosto são os alunos. Gosto de os conhecer, de os descobrir devagarinho, de rir com eles e entre risadas partilhar com eles aquilo que sei e aprender com eles.
O prazer não pode ser decretado, mas pode ser incentivado, acarinhado.

1 comentário:

deixas_em_mim disse...

Muito bem escolhido, o tema.
É sem duvida, o que muitos pensam, que as escolas são fabricas, etc, etc, mas esse erro, não é só cometido por quem manda, mas também, por muitos encarregados de educação.
Quanto aos motivos, da pouca capacidade de leccionar, aceito os que referes, embora não concorde com eles, pois quando se abraça essa profissão, todos sabemos o que ela acarreta, a distância, e tudo o resto, se deixam que isso interfira, então, não têm jeito mesmo, há profissões que exigem vocação, e essa é uma delas.
É linda, a forma como falas do que fazes, do carinho que pões nas coisas, e até o admitir que também tu, aprendes alguma coisa com os alunos, bem hajas.
Ddeixas certamente, tanto_de_ti aos teus alunos :)